Vinte cinco empresas recebem Selo Empresa Excelência na segunda edição da distinção
- heldervieira9
- 18 de nov.
- 3 min de leitura
O selo serve para reconhecer as empresas que cumprem critérios de excelência definidos com os parceiros institucionais, incluindo bancos.
Vinte cinco empresas nacionais vão ser reconhecidas com o Selo Empresa Excelência na segunda edição da iniciativa. Segundo a empresa promotora, a BTOC Cabo Verde, nesta II edição houve um crescimento expressivo de empresas distinguidas e de candidaturas comparativamente às da primeira edição.
Conforme explica Carlos Graça, gestor e sócio da BTOC Cabo Verde, este ano também houve um aumento no número de empresas que se inscreveram na plataforma – 150 no total e cerca de 50 candidaturas, com 25 empresas a cumprirem o regulamento e serem consideradas Empresas Excelência, recebendo o selo distintivo.
“O balanço é positivo, apesar de ter ficado um pouco aquém dos nossos objetivos. Mas temos a noção clara que havia um conjunto de obstáculos que vão sendo resolvidos aos poucos, nomeadamente as pessoas entenderem o conceito e a importância essencial de participar nesta iniciativa e de terem este reconhecimento e notoriedade,” afirma e acrescenta que “a expectativa é que no próximo seja melhor”.
Para Graça, o facto de algumas receberem o selo pelo segundo ano consecutivo é um dado que mostra que a iniciativa “está no bom caminho”. Aquaservice, EMEP, Inktoner, SESIS, Medispharma, Farmácia Jovem (Mindelo), Salss, Guia de Serviços, Khym Negoce são as empresas que recebem o selo pela segunda vez.
Já as empresas CV Interilhas, Caboplast, ETE Logística, Freexauto, Grupnor, Impofrut, Incentea CV, Inforsal, Isatour, Logis CV, Morabitur, Navex CV, Óptica da Praia, PraiaTur, Trial e Tuacar foram distinguidas este ano pela primeira vez.
Graça esclarece que o selo não serve para eleger “as melhores” empresas, mas sim para reconhecer aquelas que cumprem critérios de Empresa Excelência definidos com os parceiros institucionais, incluindo bancos. O objetivo é que, com o aumento de adesões, seja possível fazer uma qualificação, por ilha e setor, para depois fazer a comparação e obter informação útil para o mercado sobre a saúde do tecido empresarial, inclusive por sector, algo que ainda é limitado pelo número reduzido de participantes, segundo explica o responsável. A mesma fonte salienta que a plataforma não permite ter acesso aos dados das empresas mas sim ver os resultados das candidaturas.
Segundo um comunicado da BTOC, as empresas distinguidas cumpriram integralmente os critérios de elegibilidadedefinidos no Regulamento da EMPRESA EXCELÊNCIA 2024, nomeadamente, Resultado líquido positivo; EBITDA nos dois (2) anos em análise (2023 e 2024) > 0; Autonomia financeira (Capitais Próprios/Ativo) ≥ 20,00%; Rendibilidade Líquida Capital Próprio (RL/CP) ≥ 2,00%; Dívida Financeira Líquida/EBITDA (NetDebt/EBITDA) ≤ 4,50; EBITDA/Ativo ≥ 2,00% e EBITDA/Volume de Negócios ≥ 2,00% (ano 2024).
A maioria das empresas distinguidas continua a ser de Santiago, mas a BTOC pretende continuar a alargar a iniciativa a outras ilhas e a promover sessões de esclarecimento sobre os benefícios da plataforma, que pode ser usada gratuitamente e de forma confidencial para fazer o auto diagnóstico empresarial, sem a necessidade de se candidatar ao selo.
A cerimónia de entrega dos certificados de Empresas Excelência estava inicialmente marcada para 21 de novembro, mas foi adiada para o final de novembro ou início de dezembro.
Para o futuro, Carlos Graça aponta como meta aumentar o número de candidaturas das empresas. “De acordo com o último censo empresarial teríamos cerca de 5 mil empresas potenciais candidatas e são essas empresas que gostaríamos de ter nos próximos cinco anos, para termos uma base de dados robusta para depois começarmos a produzir dados estatísticos para complementar as estatísticas do INE e darmos, por exemplo esta informação aos bancos, para verem como está o perfil de financiamento ao nível das empresas”.
Além disso, a BTOC está a trabalhar em protocolos com bancos e instituições parceiras para dinamizar e incentivar as empresas a aderir à iniciativa, no sentido de que as instituições com o selo Empresas Excelência possam beneficiar de melhores condições e acesso ao financiamento junto aos bancos.
A “Empresa Excelência” é uma iniciativa lançada oficialmente em 2024 que visa reconhecer e premiar as melhores práticas empresariais, a transparência e o desenvolvimento sustentável e é promovida pela empresa de consultoria financeira BTOC , sendo co-financiada pelo Accelerator Lab do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em Cabo Verde. “Fonte: Balai Notícias” Link da noticia:Vinte cinco empresas recebem Selo Empresa Excelência na segunda edição da distinção - Balai









Comentários